O Efeito Maravilhoso e os Riscos Terríveis do Contágio Social no Marketing Multinível

Como pessoas comuns podem ser transformadas em empreendedores de sucesso ou estelionatários sem escrúpulos, dependendo das alianças que fazem e do convívio diário com líderes mais fortes

“O Marketing de Rede não é perfeito… só é melhor!” (Eric Worre)

O objetivo deste artigo não é gerar polêmica, nem desanimar você, que decidiu desenvolver o negócio profissionalmente.

Comecei neste mercado em 1993 e sou muito grato por todas as experiências que vivi, mesmo quando me deparei com algumas situações desagradáveis e precisei tomar decisões difíceis.

Em qualquer área, empreender e liderar podem ser atividades recompensadoras, mas somente para aqueles que escolhem um caminho digno, assumem o controle e a responsabilidade de seus atos.

Você não irá muito longe como coadjuvante, sem experiência prática no campo de batalha.

Você assumirá riscos maiores do que imagina, enquanto deixar que outras pessoas comandem sua direção.

Por isso, eu espero que tenha maturidade suficiente para interpretar e fazer o melhor proveito das informações a seguir.

Sucesso!

PROMESSA

Multinível é a definição técnica das comissões pagas para quem desenvolve Network Marketing, Marketing de Rede ou Relacionamento.

Recebemos bônus sobre a produção dos membros, consumidores ou revendedores, que apresentamos direta ou indiretamente à empresa, calculados de acordo com um critério justo de medição da performance individual e em equipe.

Isso é lógico, matemático e me convenceu de imediato, quando fui apresentado pela primeira vez ao negócio, em um evento maravilhoso. Eram mais de mil pessoas entusiasmadas, projetando um crescimento fantástico e resultados abundantes para todos que aderissem àquele movimento!

RELAÇÕES

Entre a teoria dos números e a prática das relações humanas, há uma distância considerável. São possibilidades infinitas de confrontar culturas, valores e interesses, em diferentes níveis de compreensão, com todos os efeitos maravilhosos e os riscos terríveis do contágio social.

Não somos capazes de viver sozinhos, mas todos sabemos que não é fácil manter a harmonia entre duas ou mais pessoas, ao longo do tempo. Seja em casal, família, na escola, no trabalho, na igreja, no condomínio, em uma banda, em um time, em qualquer comunidade, grupo de WhatsApp, ambiente real ou virtual, cada um de nós vive desafios diários quando se vê obrigado a interagir com pessoas que pensam de outra forma.

Você já imaginou o que acontece na intimidade de uma organização com milhares de pessoas, de diferentes classes sociais, com formações culturais e filosóficas divergentes, que não se conheciam e passaram a conviver diariamente, atraídas pela oportunidade de ganhar mais dinheiro?

LIDERANÇA

Nossa organização é independente, não tem chefe, nem limites. Os mais persuasivos mobilizam rapidamente mais pessoas, assumem o comando e passam a promover “o que acreditam ser o melhor”, quase sempre sem o preparo necessário para ocupar esta função.

Sim, eu me apaixonei pela oportunidade democrática de acolher e valorizar quem nunca teve chance no mercado tradicional, mas descobri que a ignorância pode causar muito mais estragos quando amplificada pelos palcos e reconhecimentos, sem o devido cuidado.

Tive a oportunidade de conviver com líderes incríveis, que transmitem bons conhecimentos, estratégias e energia de forma responsável, mas também conheci muitos líderes problemáticos, gananciosos, dispostos a passar por cima de tudo e de todos para vencer.

FANTASIA

Se você chegou até aqui, acredito que já entendeu o grande X da questão.

Temos um modelo de negócios poderoso nas mãos, oportunidades reais de desenvolvimento humano e profissional, com potencial de ganhos ilimitados, mas a grande maioria das pessoas envolvidas não tem discernimento para filtrar as informações que recebe.

O culto exagerado aos “grandes cheques” dá mais voz e holofotes a pessoas que fizeram movimentos oportunistas, induplicáveis. Muitos escondem os artifícios utilizados durante o período de crescimento anormal e promovem práticas absurdas, com projeções de resultados fantasiosos e esquemas fraudulentos de todo tipo.

Basta um pouco de atenção para identificar os excessos cometidos. Assim como as mídias sociais estão infestadas de propaganda enganosa, o Multinível também tem seu lado sombrio da força, que conduz a maioria ignorante e motivada, em direção ao abismo moral e econômico.

REALIDADE

Minha recomendação é que você passe a avaliar melhor o cenário em que se encontra, bem como a procedência, a competência e as reais intenções de quem o influencia.

Você não precisa mais cair nas armadilhas que o aprisionam mentalmente como um idiota útil ou, o que é pior, podem até qualificá-lo como um golpista.

Pelo contrário, eu desejo que você ganhe muito dinheiro com este negócio, construindo algo verdadeiro, digno e de valor!

Se neste momento você encontra-se cansado de remar contra a correnteza, não têm experimentado progressos consistentes ou não conseguiu digerir uma decepção passada, talvez esta reflexão o ajude a recomeçar do jeito certo.

Caso ainda não esteja envolvido diretamente, espero que deixe os preconceitos de lado. Ao final desta leitura, você já estará apto a escolher uma boa empresa e identificar os melhores líderes ascendentes para apoiá-lo, tendo clareza do que precisa fazer.

Que você tenha paciência, foco e determinação para concluir todo o processo de lapidação necessário para se tornar um grande Diamante!

SUSTENTABILIDADE

Para ter sucesso consistente neste negócio, você precisará desenvolver muitas, crescentes e duradouras boas relações.

O Multinível legítimo recompensa pela produtividade da sua equipe, que será maior e mais fiel na medida em que esse ambiente positivo se mantiver no tempo.

O grande desafio e a maior oportunidade desta época estão justamente nos relacionamentos. Não por acaso, empresas de todos os setores estão cada vez mais dispostas a pagar comissões generosas para quem ajudá-las a atrair e fidelizar seus clientes.

As novas tecnologias criaram condições para uma concorrência mais agressiva, que encurtou o ciclo de vida dos produtos e dos negócios em geral. Há uma guerra pelo mercado consumidor. De um lado, empresas “feitas para durar” tentam expandir suas operações com foco em qualidade, satisfação e relacionamentos duradouros. Do outro, empresas “feitas pra quebrar” surgem de modo oportunista, exploram o mercado e desaparecem, sem se preocuparem com o rastro de destruição que deixam para trás.

ILUSÃO

Desde que o mundo é mundo, existe trapaça. Vigaristas, estelionatários e aproveitadores sempre buscam novas formas de iludir gente inocente, vendendo gato por lebre, desviando dinheiro ou promovendo esquemas piramidais de enriquecimento rápido e fácil.

A diferença é que hoje qualquer picareta acessa poderosas tecnologias capazes de aumentar absurdamente o alcance, a velocidade e a escala de seus golpes.

Não é preciso muita experiência para combinar essas informações anteriores e perceber que o Multinível pode causar grandes estragos, quando mal configurado ou utilizado conscientemente para assaltar o mercado.

Vários fatores potencializam o efeito destrutivo das fraudes impulsionadas por Multinível, mas a dinâmica de induzir pessoas simples a investirem e trabalharem por bônus futuros, em uma empresa que não opera de forma sustentável, é o que existe de mais cruel.

Tome cuidado com as inovações que misturam tecnologias avançadas, investimentos e promessas de ganhos fáceis, ok?

ASSOCIAÇÕES

Chegamos então à última parte deste artigo, onde o objetivo é responder “como pessoas comuns podem ser transformadas em empreendedores de sucesso ou estelionatários sem escrúpulos, dependendo das alianças que fazem e do convívio diário com líderes mais fortes”?

Se a maioria dos seres humanos é despreparada para lidar com as próprias emoções e isso as torna facilmente influenciáveis por quem domina algumas técnicas persuasivas, o que define se o efeito de uma relação será “maravilhoso” ou implicará em “riscos terríveis” é a intenção de quem domina o processo de comunicação e negociação.

Isso ocorre em todos os lugares e contextos, mas não se pode ignorar os estímulos que o Marketing Multinível potencializa, nos dois extremos.

Quando uma pessoa inocente se associa a líderes bem-intencionados e de qualidade, que ganham mais bônus por transmitir bons conhecimentos, estratégias e energia de forma responsável, o efeito transformador é muito positivo. O ambiente de prosperidade que se cria promove o desenvolvimento humano e o empreendedorismo sadio, com a comercialização de produtos e serviços de valor ao mercado.

Por outro lado, quando essa mesma pessoa inocente cai em uma “equipe de líderes trapaceiros”, obviamente apresentados como idôneos e bem-sucedidos, as técnicas de manipulação utilizadas para treiná-la são as piores possíveis. Tudo é feito para distorcer a realidade, os valores e as motivações do negócio, de modo que ela rapidamente passa a se comportar como um marionete na mão deles.

Em ambos os casos, o novo associado será influenciado a atrair seus parentes e amigos para o grupo, ampliando o alcance e os impactos daquela rede de relacionamentos.

Há uma tendência das pessoas com mais afinidade aprofundarem esses vínculos, frequentando os mesmos lugares e eventos. Então, o contágio social se intensifica ao longo do tempo, modificando a maneira de pensar, a linguagem, os comportamentos e, consequentemente, os resultados.

CONCLUSÃO

A lavagem cerebral criticada por muitos acontece o tempo todo e é inevitável, seja pela influência direta de parentes e amigos, na escola ou no trabalho. A mídia e as redes sociais que acessamos nos impactam com mensagens publicitárias, conteúdo consciente e subliminar.

Qualquer associação de pessoas contribui neste processo de diversas formas, mas o Marketing Multinível é um modelo de negócios que induz aos extremos.

Simplesmente não existe um negócio de Marketing Multinível que o mantenha em sua zona de conforto. Para o bem ou para o mal, você será transformado, pois esse é o processo necessário para o despertar da liderança!

Espero de coração que você tenha maturidade suficiente para escolher o melhor caminho de inspiração e luz!